Com os constantes avanços provocados pela disseminação das TICs , principalmente a internet, o uso da leitura e da escrita digital, torna~se indispensável para dinamizar e facilitar o ensino-aprendizagem.
Portanto, há muitos ganhos na escrita como na leitura digital e uma das vantagens que se apresenta para o aluno é a rapidez para escrever e ainda para fazer as correções, depois do texto pronto,seguindo orientações cedidas pelo computador, além de eliminar as operações que ocorrem no suporte do papel como rasuras, passar a limpo etc.Permitindo assim ao estudante dedicar seu tempo a autoria do material, potencializando produções mais elaboradas.
Também temos acessibilidade a fontes inesgotáveis de assuntos para pesquisa e estímulos para a mesma, partindo de temas previamente definidos ou a partir da curiosidade do próprio aluno, desenvolvendo uma nova forma de comunicação e socialização.
Como pontos negativos, de todo esse processo temos a questão da estética da letra manual e a disseminação do plágio em trabalhos escolares, atrapalhando o processo ensino-aprendizagem.
Portanto, diante dessa situação cabe a escola conscientizar os alunos de que devem fazer o uso da leitura e da escrita digital no cotidiano, adequando o uso formal ou informal com respeito e responsabilidade.
Os ganhos e perdas consiste num desafio para a educação que deve buscar novos espaços significativos de aprendizagem para o nosso educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário